A diretoria faz questão de agradecer a categoria pelo apoio recebido em 2006 e,
desde já, deseja a todos um feliz natal e um excelente 2007!


:: Ensino Superior ::

Conforme havíamos divulgado na edição anterior, o Sindicato estava em conversação com algumas faculdades da região na tentativa de firmarmos convênio com estas instutições. A medida visa proporcionar aos sócios e seus dependentes uma chance de fazer um Curso Superior, obtendo um bom desconto nas mensalidades.
Podemos adiantar que com as faculdades UNIMONTE, LUSÍADA e UNIP já assinamos os contratos. Serão 15% de desconto na UNIMONTE e na LUSÍADA E 18% na UNIP. Reforçamos que os descontos são válidos somente para mensalidades.
A partir do momento em que estiver inscrito na faculdade, o associado deve procura a secretaria do sindicato para pegar o encaminhamento, que deverá ser renovado a cada semestre.
Mas corram e fiquem atentos aos prazos de provas e inscrições em cada uma das instituições.
Na UNIMONTE, desconto válido só para os sócios. Já na UNIP e LUSÌADA, os descontos se estendem para os dependentes direto (esposa e filhos não emancipados). Informe-se no sindicato.
O nosso site na Internet é WWW.SINTRAGENLITORAL.COM.BR


ALEGRIA GERAL
Diversão Garantida

Outra festa para ficar na história. Vários Brindes sorteados, comida e bebida à vontade,
churrasco , dois telões e pista de dança e muita alegria. Com isso, homenagem ao
Dia Do Vigilante foi mais uma vez contagiante.

Confira, fotos que traduzem o que foi mais uma grande confrarternização da categoria. O Evento mais uma vez agradou em cheio aos presentes, que disseram sair satisfeitos.
Ponto auto da festa, vigilantes sócios vibram ao serem sorteados e recebem a premiação das mãos do presidente, Aparecido Gonsalves.
   
 
“Vou contar aos meus colegas de trabalho. É um evento realmente familiar. Quem não veio perdeu uma grande festa!”, disse Orlanilson – da Empresa Servi Seg. “Estou convencida de que valeu a pena vir de tão longe. Pretendemos voltar no ano que vem”, reforçou Vanilce, esposa de Orlanilson. A pequena Dalise, filha do casal, disse que gostou dos salgadinhos e adorou brincar no parquinho da Gota de Leite. “Ainda bem que meus pais não deixaram de me trazer. Comi e bebi bastante e me diverti legal”, conta a criança, com ares de felicidade por ter saído da rotina naquele dia, assim como várias crianças presentes.
 

De Itanhaém vieram o Vgte José Orlanilson Lima Silva, esposa Vanilce e filha Dalise.
Muitos vieram de Praia Grande, como o Vgte Leilton de Oliva Campos e sua companheira, Ana Paula
“Se soubesse que era bom assim, teria vindo das outra vezes. Realmente é sensacional. Também vou recomendar aos meus amigos”, exclamou Leilton, enquanto Ana Paula, sua esposa, balançando a cabeça, concordava com o que ele dizia

 
O Vgte Valter Mendes, da Comando, conta que faz o possível para comparecer em todas as festas. “Eu espero por este momento todos os anos. É um marco registrado, não pode faltar. Faço questão de comparecer. Já aguardo pela próxima”.


EDITORIAL
Entrevista com o Presidente
Um Belo Dia de Festa

“Valeu a pena comparecer e prestigiar a comemoração ao DIA DO VIGILANTE!” Esta era a expressão da maioria dos que presenciaram mais uma tarde/noite de alegria. Havia gente de todas as cidades da Região, confirmando cada vez mais que esta festa vale a pena e é muito importante para a categoria. Umas chegaram mais cedo, outra mais tarde, Algumas, pela primeira vez, outras para não perder o costume, houve até quem chegou já no finalzinho. Mas, o importante foi marcar presença e conferir de perto mais um belo evento realizado pelo sindicato. Surpreendendo, mais uma vez, as expectativas da diretoria, que considera essencial a sua manutenção, tamanha é a confraternização da categoria na festa.
 
Para o presidente do nosso sindicato, Aparecido Gonsalves, o evento realmente foi além de suas expectativas, tendo em vista o número de freqüentadores. “A cada ano vem mais gente, tornando a festa mais popular. Esperávamos umas quatrocentas, de-repente, quando fomos perceber, já passavam de quinhentas pessoas”.
Segundo Aparecido, isso serve para mostrar o sucesso que esta comemoração adquiriu e a importância dada pela categoria a este evento. “Mostra também que a diretoria acertou quando enceriu esta comemoração no calendario anual. A categoria aprovou esta festa. Então, se gostou, ela merece bis”, diz o presidente”.
Aparecido espera continuar contando com apoio de todos para continuar realizando esta confraternização. “A gente faz por eles e para eles, que são os maiores incentivadores e merecedores deste dia. Além de trabalho, muita luta e dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia, acho que a gente merece também um dia de alegria juntos com nossos familiares, e o melhor momento de compartilharmos isso é justamente na data que marca o nosso Dia. E vejo que outra vez valeu a pena!
Agradecimto - Agradeço a todos que puderam de alguma forma contribuir para a realização do evento, pois sei que sem este incentivo não é possível concretizá-lo”.
O presidente enfatizou que a presença dos associados e demais trabalhadores, trazendo os seus dependentes para prestigiar e proporcionar um dia de integração através desta confraternização é muito gratificante. “Quando idealizamos esta festa, a direção sempre teve em mente realizar um evento que pudesse proporcionar a junção da entidade sindical com a categoria e seus dependentes diretos. Ou seja, uma festa família. E isto tem acontecido. Esposas e filhos, além de outros familiares, têm marcado presenças, e isso é muito bom. Sinto-me orgulhoso de presidir uma entidade que representa profissionais que valorizem a família, o fundamental alicerce da humanidade, a nossa razão de viver e seguir em frente!”, finaliza Aparecido, que deseja a todos um feliz natal e próspero ano novo!

Então é Natal! Ano novo também!

Biblia Sagrada - A versão do nascimento de Cristo, segundo a Bíblia, narra que Deus enviou um anjo para visitar uma jovem chamada Maria e avisá-la que ela geraria um filho Seu, que se chamaria Jesus. Pouco antes de dar à luz, Maria e sua marido, José, viajaram até a cidade de Belém, onde deveriam responder ao censo realizado pelo governo Romano.
Como não encontraram nenhum local onde pudessem se hospedar, eles se instalaram em um estábulo de uma estalagem. Foi ali mesmo, entre os animais, que Jesus nasceu, tendo como berço uma manjedoura.
A Bíblia também descreve que pastores que estavam com seus rebanhos próximo ao local foram avisados por um anjo e decidiram visitar o bebê.
Três Reis Magos - que viajavam há dias seguindo uma estrela guia – também encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso, voltando depois para seus reinos e espalhando a notícia de que havia nascido o filho de Deus. A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três Reis Magos.
O que dizem os historiadores?
O Natal, como conhecemos hoje, é uma festa que mistura uma série de rituais pagãos e crenças Cristãs. Vários historiadores afirmam que a celebração começou cerca de 2000 anos antes de Jesus Cristo nascer, em um antigo festival mesopotâmico, chamado “Zagmuk”.
Neste festival, o povo da Mesopotâmia comemorava a vitória do deus Marduk sobre o caos. Era também comemorada a mudança de ano e, durante os festejos, havia troca de presentes, procissões e corais cantando pelas ruas.
Posteriormente, o costume foi adotado na Grécia Antiga e, em seguida, em Roma, quando foi absorvida por outro festival, os “Saturnais”. Nesta época a festa tinha início no dia 17 de dezembro e prosseguia até 1º de janeiro, quando também era comemorado o solstício de inverno.
Quando o Cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, o 25 de dezembro passou a ser a data escolhida para celebrar o nascimento de Cristo. Até hoje, a data em que Jesus Cristo realmente nasceu é ignorada. No século II, havia a celebração do dia 6 de janeiro como “Festa do Batismo de Cristo”.
Somente a partir do século IV a Igreja Católica do Oriente começou a celebrar a festa do nascimento nesta mesma data. Já no Ocidente, tornou-se oficial celebrar o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro a partir do ano 353. Esta foi a forma encontrada para “cristianizar” os “Saturnais”.
Resumindo a História
O Natal é originalmente uma festa cristã. A palavra vem do latim Natale, que significa nascimento. Como não dá para estabelecer o dia exato em que Jesus nasceu, a igreja, no início do século III, começou a comemorar a encarnação de Deus no dia 25 de março, data que , segundo considerações astronômicas da época, marcam o início da primavera.
Na Roma antiga, desde 264, tempo do Imperador Aureliano, o dia 25 de dezembro era consagrado à festa pagã Natalis Solis Invicti, o Natal do Sol Invencível. A Igreja Católica passou a mostrar que o verdadeiro Sol Invencível era Deus, e impôs o Natale de Cristo na mesma data.
Acredita-se que o 25 de dezembro foi oficializado no final do império de Constantino I, o Grande, no ano de 336, e assim como o Império Romano, a festa cristã se estendeu por todo o Ocidente.


Trabalhador unido, sindicato forte, categoria vencedora.
Venha você também, junte-se a nós, pois a luta continua!



Rua Antonio Bento, 158 Vila Mathias - Santos/SP CEP 11075-260
Tel.: (13) 3232-3432/3232-3201 Fax.: (13) 3233-8953