Com sede em Santos, A Associação Profissional dos Empregados em empresas de Segurança e Vigilância de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá foi fundada em 20 de janeiro de 1986, obtendo o Registro Oficial da Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo em 20 de abril de 1987.
Em 31 de maio de 1988, o Ministério do Trabalho, na pessoa do então Ministro do Trabalho, Almir Pazzianotto Pinto, homologa-a sob a denominação de Sindicato dos Empregados de Segurança e Vigilância De Santos, reconhecendo-o como Sindicato Representativo desta categoria, com base territorial nos municípios Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá, integrante do 2º Grupo (Empresas e Agentes Autônomos do Comércio), do plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio.
João Mário Soares foi o fundador e, conseqüentemente, o primeiro presidente da Associação Profissional dos Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá. João Mário Soares comandou a instituição até maio de 1991, quando veio a falecer. No seu lugar assumiu José Arimatéia dos Santos, que presidiu até 14 de agosto de 1996. Nesta data foi eleito o 3º presidente da entidade, Aparecido Gonsalves.
Em 14 de agosto de 2001, Aparecido Gonsalves foi reeleito para o seu segundo mandato, ocupando o cargo até a presente data, tendo como o seu vice, Gilson Alves da Silva.
O surgimento do Sindicato dos Profissionais em empresas de Segurança e Vigilância deveu-se à necessidade de uma entidade que viesse realmente para representar uma categoria até então carente de representatividade e que, diversas vezes, não tinha a quem recorrer em busca de solução dos graves problemas trabalhistas enfrentados pelos trabalhadores.
Caracterizado pela insistente luta pelos direitos de sua classe trabalhadora, este Sindicato é hoje reconhecido pela sua capacidade de dialogo e modo coerente de negociar com os patrões, visando sempre garantir e ampliar as conquistas de uma categoria que está sempre em busca de mais e mais direitos, tentando, de uma forma ou de outra, chegar a um denominador comum. Isto tem feito com que a instituição alcance os seus objetivos, trabalhando de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho.
O Sindicato tem buscado o apoio de seus filiados para que este pensamento continue pautando os anseios desta categoria, que cresce cada vez mais. Lembrando sempre que quem faz o Sindicato ser forte é você trabalhador!. |